Categorias
Artigos

O marketing digital não tem mais tempo para relatórios.

O artigo de hoje não fala sobre a eficiência ou não do relatório de marketing. O relatório é como uma fotografia do momento que serve para percorrer diferentes níveis decisórios numa organização. O ponto aqui é a urgente necessidade de se gastar menos tempo com esta ação.

O dinamismo da forma como as equipes de marketing precisam trabalhar ainda não foi totalmente compreendida por algumas organizações tradicionais. Em se tratando dos meios digitais, tudo acontece de forma bem acelerada e as coisas mudam com tanta rapidez que muitas marcas e suas equipes não conseguem acompanhar. A possibilidade de mensurar indicadores de forma mais fracionada em resultados intermediários possibilita um controle mais granularizado do resultado. Isso significa que quem insiste em analisar tudo através de relatórios estáticos terá cada vez mais dados (e slides) para olhar. 

Noutro texto sobre a inflação das mídias digitais, citei um estudo que afirmava a redução da atenção dos usuários na internet. Em síntese, na última década caiu de 12 para apenas 8 segundos.

Você consegue entender o quanto nosso tempo se tornou ainda mais valioso? Uma análise de relatório de marketing adequada exige muito do nosso tempo e isso vem sendo um problema para as empresas. Enquanto passamos dias avaliando estes dados, a vida segue, os concorrentes trabalham de forma mais ágil, e acabamos ficando para trás. Sem dúvida, a concorrência agradece. 

Decidir a melhor estratégia diante de tantas opções de canais, pontos de contato, teorias, fórmulas e a sua própria experiência já é algo complexo o suficiente. Sendo assim, as práticas antigas de criar relatórios analíticos super extensos e passá-los por todos os setores estratégicos da empresa, antes de tomar uma decisão, só torna tudo ainda pior para quem quer ter qualquer previsão de resultado. 

A importância dos dashboards analíticos para o relatório de marketing.

Como falei antes, o relatório é uma fotografia do momento. Mas quando temos condições de mensurar resultados com maior granularidade, quebrados em partes menores, podemos ter algo mais parecido com frames de um vídeo, que nos mostra o relatório em movimento. Assim, somos capazes de descobrir tendências através desse movimento dos resultados diante dos nossos olhos. 

Os dashboards nos permitem montar esse “filme de dados” em movimento, para analisar resultados de campanhas de marketing, trabalhando em um só lugar e obtendo resultados em menos tempo. Para quem é pouco familiarizado, dashboard é uma espécie de central de dados, com números, imagens e gráficos, mas de modo digital. Seu principal objetivo é nos mostrar de forma simples e visual os resultados de vendas,  campanhas em plataformas digitais, SEO e outras métricas.

A primeira vantagem dessa ferramenta é o fato de não termos que lidar com apresentações em PowerPoint por dias e dias seguidos. Em resumo, estamos falando sobre ter os dados organizados em sua tela, de forma acessível a todos os envolvidos.

Outro benefício é que ele nos poupa tempo,  também facilita e acelera a tomada de decisão. 

Levando em consideração que as coisas no meio digital mudam com muita rapidez, poder definir ações sem demora pode ser crucial para o sucesso das marcas. Além disso, precisamos falar sobre a redução de custos com analistas montando PPTs por vários dias. Invariavelmente, talentos servem para fazer o que as máquinas não conseguem ou não tem capacidade crítica para tal. Por isso, montar relatórios é algo que soa analógico hoje em dia. 

Existem muitas dúvidas por parte de quem precisa montar dashboards, por exemplo, será que qualquer um consegue analisar os dados em questão? Ou será preciso contratar um profissional para essa função?

Em princípio, saiba que uma boa ferramenta nos apresenta as informações de forma organizada, logo, em pouco tempo passamos a entender como funciona. Este artigo é um convite à evolução profissional também. Além disso, as empresas que oferecem as plataformas, sempre contam com um suporte ao cliente para sanar quaisquer dúvidas. 

Alguns exemplos para testar e aprender. 

Se você gostou da ideia de ter um dia a dia de trabalho mais dinâmico e poder tomar decisões em tempo real, veja estes painéis.

Power BI

Power BI é uma ferramenta da Microsoft usada por especialistas em Business Intelligence. É uma ferramenta bem completa e, por isso, muitas vezes demanda que a equipe tenha um especialista ou responsável por usar todo seu potencial para conectar bases de dados e montar os painéis. 

Nesse caso temos 4 versões: Desktop, PRO, On-Promises e Premium. De modo geral, o que diferencia estes modelos é o espaço, ou seja, a capacidade de armazenar dados. A desvantagem aqui é que não é tão fácil de manusear.

Tableau 

Com algumas vantagens sobre o Power Bi, o Tableau possui um grau de dificuldade baixo em relação ao uso e traz diversidade de layouts.

Também nos permite visualizar, analisar e compartilhar dados e a cereja do bolo é a flexibilidade quando o assunto é projeção de dashboards.

O ponto negativo desse painel é o custo.

Data Studio

O Data Studio é uma ferramenta gratuita do Google onde podemos criar painéis mais simples para analisar relatório de marketing e apresentar resultados.

Em suma, possui interface fácil, é super intuitivo e é compatível com diversas fontes de dados. Principalmente, as do próprio Google que representam boa parte das ferramentas de marketing mais utilizadas: Analytics, Ads, Search Console, etc.

Para quem está testando opções, vale ressaltar que embora seja grátis, o Data Studio tem algumas limitações para integrar concorrentes do Google em alguns segmentos como a Meta (Facebook), o que demanda a contratação de um software conector que automatiza a extração de dados de um para o outro.

Também apresenta lentidão, falta de suporte de integração com Excel e a segurança de dados poderia ser melhor.

Zeeng

Zeeng é uma das gratas surpresas quando pensamos em relatório de marketing.

O foco da ferramenta é o monitoramento de concorrentes. É, portanto, complementar aos painéis de resultados que usam bases internas de dados. Mas é fundamental para avaliar o ativo de cada marca nas redes sociais, notícias, web analytics e até rádio e TV. Aqui temos painéis personalizáveis, alertas customizados, monitoramento de notícias e dados sobre redes sociais em tempo real.

Também oferece API para desenvolvedores,  integração com o Data Studio e ótimo custo-benefício.

DashGoo

Boa opção para personalizar seus painéis e vincular todas as contas de redes sociais e Google Ads. 

Quando pensamos em otimizar tempo, integrar a equipe é essencial e essa ferramenta nos permite programar envio de relatórios para os e-mails cadastrados. A empresa oferece 5 planos com valores entre 14,00 e 237,41. Além disso, é possível criar seu próprio plano.

Um detalhe aqui é que, segundo usuários, a plataforma não tem a melhor usabilidade.

BIMachine

Uma plataforma muito eficiente de análise de negócios com ampla gama de customização. A mesma promove acesso imediato a dados estratégicos para empresas de todos os nichos e portes. É possível montar painéis através de modelos prontos ou do zero, conforme a capacidade de cada usuário em conectar fontes de dados. 

Aqui também temos a opção de criar painéis com gráficos, mapas, números e KPIs em um só lugar.

É uma alternativa brasileira ao Power Bi e Tableau que briga de igual para igual com as rivais estrangeiras. 

Reportei

A Reportei promete ao usuário a criação de painéis profissionais em apenas 3 segundos! Usabilidade é o diferencial. Além disso, é possível customizar suas criações, enviar os dados via e-mail e analisar todas as redes sociais, bem como o Google Ads. Por fim, uma vantagem é que você tem a opção de planos para 5 até 100 clientes. Por outro lado, os custos podem ficar bem altos.

Bond B.I.

Esta é uma plataforma desenvolvida pela BOND – Growth Studio capaz de proporcionar uma visão de atribuição de resultados de ações de marketing, campanhas de captação de leads, performance da equipe de vendas, estatísticas sobre produtos e mercados. Sabemos de onde vem os leads. Mas como saber a origem de cada venda efetuada? Qual canal foi responsável pela aquisição? Qual foi a contribuição do time de vendas? A BOND B.I. responde todas estas perguntas e muito mais.

Entendo que muitas empresas ainda precisam de uma forte mudança cultural para deixar o hábito dos extensos relatórios de marketing pra trás. Toda mudança cultural começa pelo topo. Portanto, se você acredita que este artigo deveria ser lido por alguém nos andares de cima da firma, essa é a hora de enviar!