- Artigo de lançamento do evento Social Media Day Porto Alegre 2015
O Brasil está vivendo a sua terceira Era Social Digital. Começamos com o Orkut, a primeira experiência social do brasileiro na internet. Descobrimos pessoas que tinham ficado no passado e encontramos novos amigos com afinidades em comum. Depois veio o Facebook que acabou tomando conta do país. Hoje somos cerca de 90 milhões de brasileiros compartilhando nossas vidas nessa plataforma social. Paralelamente, alguns de nós temos contas no Twitter e muitos compartilham fotos no Instagram. Mas não temos dúvida de que o Facebook é a rede social número 1 nas nossas vidas. Agora estamos diante de um novo momento impulsionado pelo crescimento exponencial da internet móvel no Brasil.
2013 foi o ano da supremacia absoluta do Facebook. Mas logo no início de 2014, alguns especialistas começaram a mostrar números de uma rede social que até então estava lá quieta no seu canto: o WhatsApp. Um aplicativo que, hoje tem 450 milhões de usuários, e foi comprado pelo Facebook por 19 bilhões de dólares, mas que ninguém entendeu bem o que a empresa pretendia fazer com ele. Porém, analistas de informação de diversos sites começaram a olhar com mais carinho para esta plataforma. Cada vez mais, os dados de audiência dos sites mostravam que uma fonte não identificada de tráfego vinha crescendo nos seus gráficos de audiência. O WhatsApp era o principal suspeito desse dark traffic nos sites (tráfego de origem obscura ou não determinada).
Então, diversos sites de conteúdo e notícias resolveram incorporar o botão “compartilhar no WhatsApp” aos seus artigos. E o que se viu foi uma revelação impressionante. O WhatsApp é a principal plataforma de compartilhamento de alguns conteúdos. Claro que existem muitos fatores que podem favorecer ou não uma ou outra plataforma. O certo é há uma mudança de comportamento do usuário, que está acessando a internet cada vez mais pelo celular e, por sua vez, usando aplicativos mais adaptados a essa tecnologia. Em geral, são aplicativos de chat, como o WhatsApp, Viber, Kik, Line, Facebook Messenger, Skype entre outros tantos.
Gráfico: A área em marrom mostra o drak traffic gerado em um artigo do The Guardian. Esse fenômeno foi um indício de que os aplicativos de chat estavam crescendo na influência do leitor.
O fenômeno desta nova era social digital é chamado de Era dos Chat Apps. E o tráfego gerado por eles nos sites é comumente referido como Dark Social, pelo seu obscurantismo em termos de dados. É a busca pela privacidade desafiando os produtores de conteúdo a engajar a sua audiência em novas plataformas. Recentemente, uma pesquisa feita pela Mobile Time/Opinion Box revelou que se pudesse instalar apenas um aplicativo no smartphone, 53,2% dos brasileiros optaria pelo WhatsApp.
Nunca vivemos um período tão efervescente na história da comunicação. A necessidade de adaptação é proporcional à velocidade de adesão às novas plataformas. Agora, o que diferencia um profissional de comunicação é a sua capacidade de observação e planejamento estratégico para incorporação de tendências numa velocidade cada vez maior. Por isso é fundamental a troca de informação e o intercâmbio entre profissionais que estão literalmente fazendo o futuro hoje.
Foi pensando nesta realidade de uma nova era social que empresas parceiras na área da comunicação se uniram para trazer para Porto Alegre quem está dominando estas novas plataformas.
No próximo dia 30 de junho, o Mashable Social Media Day Porto Alegre irá debater comportamento, conteúdo e cases de marcas em plataformas como WhatsApp, Viber e Snapchat. Nomes como Juliana Muncinelli, do Viber Brasil, Daniel Busch da agência Cubocc, Marcos Piangers da Rede Atlântida e Júnior Maicá do O Bairrista vão falar sobre este novo momento da comunicação. O Social Media Day Porto Alegre é realizado pela Baushka Digital Content, com direção e curadoria de Fabiano Goldoni. O evento também conta com o patrocínio da Onze.me e o apoio da Rádio Gaúcha, Rede Atlântida, Zenbra Tecnolab e Bojo Conteúdo.
Veja a lista completa de participantes e as atrações do evento:
http://www.eventick.com.br/smdpoa2015
Mashable Social Media Day Porto Alegre 2015
Local: Valen Bar18+ – Rua Tenente-Coronel Fabrício Pilar, 27
Horário: 18h
Maiores informações: (51) 9644.8570
https://www.facebook.com/smdpoa